Playlist da Semana: Dia da Consciência Negra

Playlist da semana  em homenagem a um povo tão sofrido e que luta tanto. Por isso, convidei minha amiga Bianca,  que vive esta luta todos os dias, para montar a playlist desta semana. Então bora dançar e refletir!

playsembibi

Zica Vai Lá

Criolo e Emicida

Por citar um dos guerreiros históricos que lutou pelos negros, Zumbi dos Palmares. Sinto-me motivada ao ouvir pois me instiga a não desistir e a saber lutar sempre com “esse ódio”.

Olhos Coloridos

Sandra de Sá

Intimamente representa muito para mim. Lembro de uma amiga protetora negra que me defendia com todas as garras. E essa música fala sobre o que fazem com os negros: riem do nosso cabelo, riem da nossa pele, riem até do nosso sorriso.

Changes

Tupac

Um ídolo que a maioria dos negros admira e curte o som. Principalmente por sua história marcante, sempre quando ouço qualquer música dele me arrepio; pelo o que ele representa e pela forma que sua jovem vida foi tirada. Conheci através do meu amor, a quem sou muito grata por me mostrar e defender mais a minha origem, a minha etnia. Uma parte da música resume tudo:

I see no changes. Wake up in the morning and I ask myself
“Is life worth living? Should I blast myself?”
I’m tired of bein’ poor and even worse I’m black.

Novos Alvos

Paula Lima

Tem momentos na vida que os negros se sentem cansados de tantas discriminações, julgamentos e falta de oportunidades. Simplesmente querem sair por aí, fazer tudo que sentem vontade e realizar seus sonhos, como uma pessoa normal.

Gangster Paradise

Coolio

Muitos americanos negros também já foram e ainda são massacrados e mortos pelo preconceito. Lá a luta também é forte. Não é a toa que a maioria dos rappers famosos são de lá. Essa música fala de uma realidade encontrada, “Não consigo viver uma vida normal, fui criado pelo estado”.

Jesus Chorou

Racionais

Quando ouço/penso nos sofrimentos dos negros pobres, que vivem na favela, dos seus sentimentos e sonhos perdidos, no preconceito, privação, vontades; vejo meus alunos. Eles mesmos dizerem se identificar com a música é sinal que ela descreve a maioria das cenas de suas vidas.

Zion

Lauryn Hill

Mesmo antes de saber da história já achava e sentia que era uma música de significado forte. Fui procurar e realmente estava certa. Essa música foi feita para o filho da cantora, Zion, que teve de um relacionamento complicado com Rohan Marley… Eu fico pensando quantas mulheres negras já passaram ou passam por essas situações de engravidarem em maus momentos ou por estupro e mesmo assim permanecem firmes em ter e criar seus filhos.

I Want You Back

Jackson Five

Lembro das histórias que dizem sobre os maus tratos que Michael sofria e, quando vejo o clipe dele cantando, eu vejo tristeza em seu olhar. Penso no meu sobrinho pequeno e sinto medo do racismo que ele vai sofrer no futuro ou até mesmo já sofre na escola.

Menina Mulher da pele Preta

Jorge Bem

Todas as músicas citadas elevam minha autoestima de alguma forma, mas essa eleva mais ainda, porque só mostra o lado belo de ser uma negra e me sinto bem quando ouço.

 

Curtiram?

Comenta aí, vai! Muito mais legal comentar aqui do que no Facebook.

Beijo, beijo

2 comments

  1. Que playlist perfeita! Amei =) Bianca super divah, não? ADORO.

  2. Obrigadaaa Sara!! ^^ 🙂 :*

Comente aqui ;)

Comentários