DIY: Latinhas viram vaso lindos

Hoje temos DIY feito pela Simone Miletic, do smiletic.com, mais conhecida como mãe da Tequila.

Dia desses ela publicou uma fotinha de sua hortinha que é plantada em latas de tomate pelado, porque elas não enferrujam. Sabiam disso? Eu não e acho que não sou a única, então pedi para ela escrever para nós e ela me contou que fez um post parecido em 2013. Então bora fazer latinhas fofas!

12109210_914901881923200_4935470932220021316_n

DIY: Latinhas viram vaso para flores

Você vai precisar de:

– Latas usadas – eu usei de molho de tomate, mas o arquivo de rótulos tem 3 diferentes tamanhos, então você só precisa ver qual o mais adequado pra você;
– Rótulos impressos. O arquivo você consegue na gracinha do blog A Casa que minha vó Queria;
– Vinagre branco;
Primer para metal – eu usei o em spray da Colorgyn, mas você também encontra da Acrilex para aplicação com pincel. Caso você utilize latas de tomate pelado você não precisará usar o primer porque elas já vem com um forro que evita a ferrugem;
– Spray branco para metal ou uso geral;
– Cola branca;
– Água;
– Papel para forrar e não fazer sujeira.

2013-02-18-10.19.10

Começando:

O primeiro passo é furar as latas na parte de baixo, dois furos feitos com pregos já vão bastar, a ideia é que eles deem vazão para a água com que você vai regar.

Se você for deixá-las em uma estante e não quer ter o risco da água vazando você pode pular esse passo, mas aí é importante usar pouca água para regar e isso fará diferença na planta escolhida, e não deixar de usar argila no fundo do vaso.

Chegou a hora de preparar as latas para pintura: lave-as bem, deixe secar e depois, com um pano seco, passe o vinagre branco dentro e fora da lata. Ele vai ajudar a eliminar a umidade que pode restar após a lavagem.

Deixe secar ao sol/vento e então aplique o Primer para metal. Esse produto vai ajudar a evitar a ferrugem, já que vamos colocar dentro da lata terra que será regada de vez em quando. Caso você prefira poderá, ainda, manter a florzinha no vaso de plástico em que foi comprada e colocá-lo dentro da lata. Mesmo assim é importante usar o primer.

O primer só será dispensado caso você esteja usando uma lata forrada. Normalmente as latas de tomates pelados são forradas com um material que lembra o plástico, isso é justamente para evitar que elas enferrujem, então você poderá pular esse passo.

Eu usei em spray, então forrei a área em que faria a aplicação, apliquei por dentro 2 vezes, com pausa entre elas, e após seco apliquei por fora, também duas vezes.

Depois foi a vez de aplicar a tinta spray branca, para os pedacinhos da lata que aparecerem combinarem com os rótulos. É importante respeitar o tempo de espera entre as aplicações e fazer tantas quantas forem necessárias para cobrir bem a cor original.

Reserve as latas para a aplicação dos rótulos.

Imprimindo os rótulos

Tá tudo explicadinho direitinho no post do blog A Casa que minha vó Queria, mas valem algumas observações:

– Eu usei um papel A4 especial, que dá mais destaque nas cores e é brilhante. Para imprimir eu fui nas opções da impressora e selecionei para que a impressão fosse feita no tamanho do meu papel, assim o rótulo foi redimensionado e deu certinho para a aplicação na lata de molho de tomate comum.

– Os arquivos estão em formato A3 e é preciso respeitar esse formato se sua ideia for usar só rótulos nas latas maiores. Como o próprio post indica, leve o arquivo para a impressão em alguma gráfica. Aproveite e peça que eles cortem com guilhotina, fica mais certinho o corte, mais profissional.

Colando cada rótulo

Esperou secar toda a tinta? Então mãos a obra: hora de colar.

Use a cola branca e um pincel, espalhe a cola de forma a cobrir toda a superfície, mas não deixe cola demais, se não o papel vai ficar irregular. Posicione o papel com cuidado e vá aplicado parte a parte. se a lata for lisa vale usar uma espátula para ajudar a deixar tudo bem certinho.

Deixe secar bem.

Para dar um acabamento legal, com cara de rótulo mesmo você poderá aplicar por cima dele cola para decoupage ou, como eu fiz, misturar uma parte de cola para uma de água e aplicar com pincel sobre ele. Garanto que fica bem charmoso.

Você verá que eu fiz pequenos picotes na parte superior do rótulo, isso porque a lata de molho de tomate tem essa quebra no alto, então não tinha como deixar certinho. Com os picotes eu pude ajeitar o papel usando o pincel e a cola.

Aí é só escolher qual planta quer colocar nos vasinhos. Eu optei pelas suculentas, que exigem menos rega e porque os meus ficaram na estante da sala, mas você poderá escolher temperos ou flores coloridas, fica a sua escolha.

2013-02-13-17.40.18-584x1024

Comente aqui ;)

Comentários